Um Mundo de Novas Descobertas

sábado, 6 de agosto de 2011

Origem e Significado das Cruzes






O símbolo da cruz existe há milhares de anos e podemos observar pelo mundo, dezenas de tipos e formas de cruzes espalhadas. Há cruzes isósceles diversas: a cruz solar (ou grega), a cruz recruzada, a cruz de Jerusalém, a cruz patriarcal, a cruz do santo Graal, a cruz florenciada, a cruz de Malta, a cruz ancorada, a cruz pátea (ou cruz de ferro e cruz de Cavaleiros), a cruz patonce, a cruz potenteia, a cruz românica, a cruz oca (ou gamada), a cruz bordonada. E ainda: a cruz ansata, a cruz celta, a cruz de Tau, o crucifixo cristão, a cruz de Santo André, etc. Em se tratando de cruzes, parece não haver fim! Quantos tipos, modelos e formas! O que significa este símbolo tão difundido? De onde vieram as diversas cruzes? O que simbolizam? O que se esconde sob este símbolo?
Muito antes de ser conhecido o crucifixo ou cruz cristã, as cruzes em geral já existiam e eram conhecidas na Antiguidade sob diferentes formas e aspectos. Também é fato, que o desenvolvimento de novas formas, para usos específicos, nunca parou. Cada grupo humano desenhou qualquer cruz a seu bel-prazer, para significar aquilo que se queria em determinado tempo ou atendendo a uma demanda artística própria. Era como criar um “logotipo” para algo.


O significado das antigas cruzes é totalmente diferente do significado da cruz-crucifixo cristã, usada posteriormente no cristianismo. Na verdade, possuem significados distintos. A cruz cristã foi usada como simbolismo da fé cristã a partir do imperador romano Constantino e seus colaboradores, após um “sonho” que o imperador tivera. Essa cruz cristã romana se origina do modo de punição aplicado pelos romanos, aos bandidos condenados à morte. “Esta cruz” era um antigo instrumento de suplício, constituído por dois madeiros, um atravessado no outro, em que se amarravam ou pregavam os condenados à morte (com forma “cruzada”, para a acomodação dos braços abertos de um homem). A crucificação* também compreendia a “arvorificação”, que era a crucificação em árvores, pregando-se na horizontal uma tábua simplesmente no tronco, para prender os braços do condenado. O crucificado Messias nazareno Jesus, seria lembrado até hoje através dessa cruz (também designado como crucifixo), por causa do formato cruzado. Cruz passou a ser igual a crucifixo e vice-versa.


* A crucificação foi inventada pelos persas anteriormente. 




Como Jesus Cristo foi crucificado, ficando pendurado numa cruz romana da condenação e humilhação, por causa dos “pecados” dos seres humanos, tal simbologia “martírio – Filho de Deus – últimos momentos – redenção – religião cristã”, era bastante apropriada para ser lembrada como signo da nova fé. Por isso a “cruz-crucifixo” ou simplesmente “cruz cristã”, foi tomada como símbolo.
A cruz cristã faria os fiéis se lembrarem da nova representante do Filho de Deus na Terra, a Santa Igreja, em qualquer lugar e para sempre. Citando uma comparação simples, sabemos que se alguém falar da torre Eiffel por algum motivo, este, imediatamente se lembrará de Paris. Associará automaticamente a torre Eiffel à Paris. 


Pelo fato da última letra do alfabeto judaico, o Tao (Tav), ter o formato de uma cruz, e significar “respeito e perfeição”, e a Torá (Velho Testamento) dos judeus começar com a letra Tao, uma linha de pesquisadores levanta a possibilidade de que o símbolo da cruz da Igreja provinha desta letra, como herança dos judeus, e, portanto, que já existia antes da “visão sobrenatural” de Constantino, e seria para identificar os primeiros cristãos judeus. Também podemos dizer que ambos os fatos podem ser válidos, tendo sido “unidos”, e assim, foram fortalecidos dentro da fé pelos descendentes cristãos. Outro fato interessante: os gnósticos do Egito, em 80 E.C., que cultuavam Ísis, Osíris, Seth e Jesus, e foram responsáveis pela criação de vários Evangelhos, começavam a introdução dos capítulos de seus textos com cruzes pintadas à mão, para lembrar a “crucificação” de Jesus e também a “vida” de Jesus na ressurreição. Eram no caso, duas cruzes fundidas em uma só, a cruz da condenação dos romanos e a cruz egípcia da vida, o Ankh.
Porém, a cruz-crucifixo, não tem nada a ver com as diversas cruzes que citamos no início do tópico.
Portanto há duas coisas aqui: primeira, há a antiquíssima cruz de braços iguais (isósceles), que ao longo do tempo adquiriu diversos aspectos e formas, para atender diversas linhas de pensamento e cultura. E segundo, há o crucifixo, símbolo cristão, que também possui o aspecto de cruz, por causa do modo naturalmente elaborado para se colocar um condenado amarrado ou pregado e que se tornou “cruz”. 



Assim como as cruzes que já existiam anteriormente, o crucifixo também adquiriu diversos aspectos e formas, atendendo à diversas linhas de pensamento da cultura cristã com o passar do tempo.
Deixemos no entanto o crucifixo cristão de lado agora, e nos foquemos na simbologia das distintas cruzes citadas, foco principal deste tópico, e que são mais antigas que o cristianismo, e também usadas pela Igreja e outros círculos.

Para o esclarecimento da simbologia das cruzes mais antigas, devemos levar em conta o formato de cruz mais simples de todas, pois esta é a mãe e a raiz de todas as outras. É desta primeira cruz que se desenvolveram todas as outras posteriormente!
E qual é a mais simples das cruzes que temos?
É aquela, simplesmente, onde dois “braços” iguais (isósceles, equilateros, ou equilineares), um vertical e outro horizontal, são colocados de forma a cruzarem-se igualmente no centro. Esta foi a primeira cruz que surgiu! É mais conhecida como cruz solar ou cruz do sol. A cruz solar é também chamada de cruz grega ou quadrata crux, e suas origens pré-cristãs remontam à antiga Babilônia, onde era um símbolo do Deus-Sol Schamas.
Com exceção da “cruz” egípcia Ankh*, todas estas outras cruzes derivam desta primeira, a mais simples das cruzes.
E o que vem a significar esta cruz solar de “braços iguais”, um vertical e o outro horizontal, que se cruzam? O que é esta cruz isósceles e seus detalhes? Vejamos:
Somente nos milênios mais recentes, estas qualidades do Sol, evoluíram na cultura de diversos povos para um Deus invisível ou de “barba branca”, que estaria acima do Sol e dos outros Deuses. Assim, o Sol foi destituído de seu trono. Os hebreus tomaram a dianteira nisso, e também passaram a chamar os gentios (os “idólatras”) em geral de “akum” (“adorador de estrelas e signos zodiacais”).


* A cruz egípcia Ankh, também conhecida como “cruz ansata”, era, na cultura egípcia, o símbolo da vida e muito usada na escrita hieroglífica. Era o símbolo da vida que vinha do Sol, da luz do Sol. Devido a isso, na religião egípcia, a cruz ansata simbolizava a vida eterna e era usada para indicar a vida após a morte.





O Deus Sol na Suméria e Babilônia era chamado de Schamas (Chamach, Shamash), de onde provém a palavra chama. Em hebraico, Sol escreve-se Schemesh e pronuncia-se “Chamá”.
Somente nos milênios mais recentes, estas qualidades do Sol, evoluíram na cultura de diversos povos para um Deus invisível ou de “barba branca”, que estaria acima do Sol e dos outros Deuses. Assim, o Sol foi destituído de seu trono. Os hebreus tomaram a dianteira nisso, e também passaram a chamar os gentios (os “idólatras”) em geral de “akum” (“adorador de estrelas e signos zodiacais”).



O Deus Sol na Suméria e Babilônia era chamado de Schamas (Chamach, Shamash), de onde provém a palavra chama. Em hebraico, Sol escreve-se Schemesh e pronuncia-se “Chamá”.
A cruz isósceles surgiu, quando, primeiramente, um pesquisador do céu gravou a abóbada celeste, numa pintura rupestre ou placa de madeira ou barro. Se um observador contemplar o céu, olhando para cima e para todos os lados, dando uma volta de 360° em torno de si, só poderá desenhar um Círculo representando a abóbada celeste ou “esfera” celeste. Ora, o pesquisador do céu queria expressar artisticamente o conhecimento que adquiria da observação do céu. Das coisas que aconteciam no céu. Esta foi sua primeira atitude como pesquisador, ou seja, desenhar um círculo representando o céu. A partir daí, foi registrando outras observações que foi descobrindo: os solstícios e os equinócios!
Solstício é a época do ano em que o Sol está mais afastado do “Equador terrestre”. Ou seja, a época do ano em que o Sol está no ponto mais distante do Equador ao Norte ou ao Sul que é 22-23/Junho e 22-23/Dezembro de cada ano. Pode-se dizer também que é a época em que o Sol passa pela sua maior declinação boreal ou austral, e durante a qual cessa de afastar-se do Equador. No Hemisfério Sul, a primeira data se denomina Solstício de Inverno (22-23/Junho) e a segunda, Solstício de Verão (22-23/Dezembro). Como as Estações são inversas nos dois Hemisférios, essas denominações invertem-se no Hemisfério norte*.


* Oficialmente no entanto, determinou-se o inverno em 20 de Junho e o verão em 21 de dezembro (hemisfério sul). No hemisfério norte, a chegada do inverno em dezembro, era comemorada com a festa pagã do solstício, e que depois foi absorvida pelo cristianismo quando este floresceu, transformando-se no Natal.




A sinalização deste “evento equatoriano” foi marcada no círculo desenhado da abóbada celeste, no caso, na pintura rupestre ou placa de madeira ou barro, com uma linha “horizontal” no meio do círculo desenhado. Esta linha se tornou a “barra horizontal” da cruz isósceles.
 Equinócio, é o dia do ano em que o trajeto do Sol pelo céu “corta” o “Equador celeste” (o Equador da abóbada) perpendicularmente e igualmente, fazendo com que a duração do dia seja igual a duração da noite na Terra. Ou seja, a época do ano em que o Sol passa sobre o Equador bem no meio, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração. Pode-se dizer também que é o ponto da órbita da Terra em que se registra uma igual duração do dia e da noite, e que acontece nos dias 21 de Março e 23 de Setembro de cada ano*. Também podemos dizer que equinócio é o instante em que o Sol, no seu movimento anual “aparente” no céu, corta o Equador celeste igualmente. Ou ainda que o equinócio é qualquer uma das interseções do círculo da elíptica com o círculo do Equador celeste, onde temos no hemisfério norte: o equinócio da Primavera (21 de Março) ou ponto vernal, e o equinócio do Outono (23 de Setembro) ou ponto de Libra. A sinalização gráfica do sol “cortando” o Equador celeste nestas datas, os astrólogos-astrônomos antigos marcaram no desenho do círculo da abóbada, em forma de uma linha vertical e que acabou se cruzando no centro, com a linha horizontal do solstício dando o formato de “cruz”.


* Oficialmente no entanto, determinou-se o outono em 20 de março e a primavera em 22 de setembro (hemisfério sul).



O pesquisador celeste desenhou ou melhor, “riscou” a barra horizontal da cruz simbolizando os solstícios e a seguir a barra vertical simbolizando os equinócios. Isso foi a descoberta das quatro estações do ano e a data que cada uma delas começava, e por isso registrou-se tais fatos.
O registro desenhado ficou caracterizado assim:
a) Na barra vertical, a parte de cima (metade da barra a partir do seu centro): 21 de junho, como solstício de inverno.
b) Na mesma barra vertical, a parte de baixo (a outra metade da barra a partir do seu centro): 22 de dezembro, como solstício de verão.
c) Na barra horizontal, a parte do lado esquerdo (metade da barra a partir do seu centro): 21 de março, como equinócio de outono.
d) Na barra horizontal, a parte do lado direito (a outra metade da barra a partir do seu centro):  23 de Setembro, como equinócio de primavera.
Tais descobertas permitiram aos pesquisadores de então, antecipar os eventos que ocorrem na Terra como primavera e verão, e outono e inverno, podendo prever com isso, também as épocas de plantio e de colheita, assim como a chegada do frio. Os solstícios e os equinócios são muito usados pelos astrônomos e físicos atuais em suas pesquisas.




Estava assim criada a cruz isósceles! A cruz solar! A cruz humana que se tornaria cultuada na religião destes antigos pesquisadores, e por isso, se transformaria em cruz divina, ou seja, a cruz de Deus, portanto, a cruz do poder e da força celeste. Foi um exemplo clássico do ser humano consagrando divinamente uma descoberta.
No entanto, os povos antigos estavam também muito atentos às estrelas e a outros acontecimentos do céu noturno, além dos movimentos do sol. Eles estudavam o céu todo. As estrelas formavam padrões que lhes permitiram reconhecer e antecipar ainda outros eventos, que ocorrem de tempos em tempos como a duração de um ano, os eclipses, as fases da Lua, etc.



Estes primeiros pesquisadores são conhecidos como “astrólogos” primitivos (astrônomos primitivos), palavra que significa “aqueles que podiam prever as coisas”.
Foram os babilônios que criaram a primeira “tábua astronômica”, juntamente com as primeiras compilações de estrelas. Sua tábua astronômica mostrava o céu dividido em três setores de doze zonas cada um. Tais estudos dos babilônios serviram de base para o “zodíaco” de doze signos. Algo bem antigo portanto, cerca de 1500 a.E.C.



Os gregos mais tarde catalogaram os maiores grupos celestes de estrelas como marco e parâmetro referencial de posição e de direção para suas observações e seus cálculos, tornando-se aquilo que conhecemos hoje como constelações. No caso, elegeram 12 constelações, também conhecidas como 12 signos. Os astrólogos desenhistas desenharam o trajeto do sol no firmamento, com as constelações*, meses, dias, etc. Isso originou o conhecido “Zodíaco”. Eles tiveram que expressar suas descobertas, escrevendo seus conhecimentos em algum lugar, para que não se perdessem. Desse modo, estes homens esculpiam em pedras, talhavam em peças e placas de madeira e cerâmica, imprimiam em placas de barro e escreviam em papéis primitivos. Suas observações tinham de ficar registradas. Era utilizado para tanto, aquilo que a tecnologia de cada povo tinha à disposição em cada época. Ainda não existia a prensa manual, que tantos benefícios traria posteriormente à Humanidade.


* Lembrando aqui, que a porção do céu noturno visível muda, ou seja, as constelações desenhadas há 3000 anos pelos astrólogos, e que definiam que meses e dias correspondiam a cada signo já não são as mesmas do céu de agora. E isso devido ao posicionamento rotativo do eixo da Terra que é de 23 graus de inclinação e não zero graus de inclinação, conforme os antigos astrólogos acreditavam, e à sua rotação que dura um ciclo de 26000 anos (precessão). Portanto os signos do zodíaco não são fixos. Há ainda o fato de que as órbitas dos planetas são elípticas e não círculos perfeitos, e que é a Terra que dá uma volta em torno do Sol em 12 meses e não o Sol em torno da Terra como se acreditava. Obviamente tais dados atuais colocam em cheque a Astrologia professada no mundo, pois o ponto de vista terrestre em relação ao cosmo se altera constantemente.




Como o Sol era o Deus e a Vida, ou seja, o principal no céu, ele ocupou, no desenho da cruz solar, o ponto central onde se cruzam as linhas dos solstícios e equinócios, em diversas configurações. Era o Sol que criava os solstícios e equinócios.
Há mais de 12.000 anos, a História mostra uma abundância de pinturas e de escritos pelo mundo, que refletem o respeito e a adoração dos povos pelo Sol. E é simples entender o porquê, já que o seu aparecimento todas as manhãs, sempre trás de volta a visão, o calor e a segurança, salvando o ser humano do frio e da escuridão da noite, que era repleta de perigos e de predadores. E todas as culturas perceberam que sem o Sol não haveria colheitas e nem vida na Terra. Estas realidades fizeram do Sol um popstar da Antiguidade, ou seja, o astro ou objeto mais adorado e cultuado de todos. O reconhecimento do Sol tornou-o sinônimo de Vida. E como tal, o Sol tornou-se o Astro-Rei, a Luz do Mundo, o Criador do Mundo, o Pai Celestial Todo-Poderoso, o Deus-Criador, o Deus da Vida, o Salvador da Humanidade, o Filho de Deus. O Sol personificou tudo isso.
Da inicialmente “cruz isósceles solar” surgiu a “cruz do Zodíaco” e o mapa do Zodíaco, ou seja, outros registros observados pelos astrólogos, vieram a enriquecer o conhecimento dos homens, e estes, foram agregados aos registros da cruz solar, enriquecendo-a no contexto cultural dos povos. A partir dos primeiros registros do céu, no Hemisfério norte, pelos pesquisadores, surgiu o mapa do Zodíaco como um tipo de Planisfério do céu. Ou seja, um retrato do céu e do que acontecia no céu. Era um formato “no papel” que definia as observações destes astrólogos-astrônomos. E com isso, surgiu a cruz do Zodíaco.



A cruz solar e o Zodíaco são parte das mais antigas imagens feitas da Humanidade.
A palavra Zodíaco é de origem grega, sendo zodiakós, e significa kyklos, ou seja, círculo dos animaizinhos, e é empregada para designar a faixa da esfera celeste (abóbada celeste ou céu visível) com as constelações de referência conhecidas como signos. Estes são: Gêmeos, Touro, Capricórnio, Peixes, Aquário, Áries, Sagitário, Escorpião, Libra, Virgem, Leão e Câncer.
Os pesquisadores dos astros, nada mais fizeram do que dar “forma” aos grupos de estrelas que lhes serviam de referência no céu, pois ligando as estrelas entre si, de cada constelação, com uma linha imaginária, desenhou-se mais ou menos a silhueta de personagens mitológicos de suas crenças ou animais conhecidos. As próprias formas traçadas, imaginariamente, das estrelas observadas (constelações), deram aos pesquisadores do céu noções pueris e naturais de semelhanças com figuras que eles conheciam (leão, caranguejo, peixes, etc.), ou o Aquarius, por exemplo, que era simbolicamente o portador de água que trazia as chuvas da primavera.
Isso fez com que as constelações celestes ficassem facilmente identificáveis para se localizar os corpos celestes e as anotações dos acontecimentos da abóbada celeste. Dizia-se que as doze constelações representavam lugares de viagem para o Sol-Criador, Salvador da Humanidade, e foram nomeados e normalmente representados por elementos da natureza, que aconteciam nesses períodos de tempo. A “cruz do Zodíaco” representou o conjunto de observações dos pesquisadores celestes: o trajeto do sol através das doze constelações do céu (o caminho celestial do nosso Sol) que passaram a representar os doze meses do ano, as 4 estações, os solstícios e os equinócios.
O Sol leva um ano para percorrer o Zodíaco, ou seja, dar uma volta de circunferência no “mapa”. Essa volta foi chamada de “ano solar”.

Como vimos, o termo Zodíaco está relacionado com o fato de as constelações serem antropomorfismos* ou personificações, como pessoas ou animais. Em outras palavras, as primeiras civilizações não só seguiam o Sol e as estrelas, como também os personificaram através de mitos, que envolviam os seus movimentos e relações. Na Antiguidade, era muito natural misturar os estudos das posições dos astros com a religião. Por isso o sol, com o seu poder criador e salvador foi personificado à semelhança de um “Deus Todo-Poderoso” em muitas civilizações, juntamente com as outras qualidades que citei.
A Astrologia-astronomia**, dividiu o Zodíaco em doze signos, e estes representaram (e continuam representando na Astrologia) o total da experiência humana: cada um dos signos passou a indicar um tipo básico de personalidade, ligado à posição do Sol, no nascimento de cada ser humano. Então, cada signo passou a ter o seu lado positivo, construtivo, e o seu lado negativo, destrutivo. Por ser um círculo, o Zodíaco naturalmente é um símbolo geométrico de 360º, por isso foi dividido pelos pesquisadores do céu, em doze partes, com uma parte para cada signo, e assim, cada signo ocupou um espaço imaginário de 30º do círculo do Zodíaco.
Mas por que esta disposição? Porque observou-se no céu, que o Sol ficava cerca de 30 dias em cada signo (constelação), o que ficou conhecido por “mês”. E o trajeto do Sol por todos os signos, que servem de marco para os pesquisadores do céu, somados, totalizam 12 meses, ou seja, um ano. Seguindo estes passos nas observações do céu, os pesquisadores desenharam ou esculpiram suas observações, de um modo compreensível para futuras referências próprias e para a posteridade.
O Zodíaco tornou-se não simplesmente o caminho do Sol no céu, mas uma viagem através da experiência humana. Passou a representar na Astrologia, a jornada da alma (o Sol) desde a concepção e a infância, até a velhice do indivíduo.
A Astrologia tornou-se a arte de interpretar os “sinais do céu”! Seus intérpretes tornaram-se sacerdotes, e suas vestimentas eram borradas com emblemas da Terra, do Sol, da Lua, dos oceanos, do círculo do Zodíaco e dos signos dos céus.


* Antropomorfizar é quando se dá a algo ou a alguma coisa, a forma humana. Características humanas podem ser dadas a objetos celestes, Deuses, animais, vegetais e objetos variados. Hoje em dia podemos ver tal fato muito presente em desenhos animados.
** A Astrologia era considerada a “Ciência Suprema”.




E assim que a Astrologia passou a ser usada há milênios para “prever o futuro”, já que no início de sua história, previa quando seria a Primavera, o Verão, o Outono, o Inverno, a época das chuvas, das cheias dos rios, das colheitas, das fases da Lua, os anos, os eclipses, etc.
Para a Astrologia, os planetas representam a dança da vida, com as suas influências e as suas mudanças. Observando o céu, ora se via um planeta aqui e ora ali, devido ao próprio movimento deles e da Terra em torno ao Sol. Suas posições planetárias, mapeadas da Terra, são diferentes a cada dia, sendo únicas. Por causa disso, os planetas tornaram-se ingredientes ativos da Astrologia. Já o Sol, foi sempre o astro principal. Ele é o Princípio Criativo, a Força Vital, o Pai caloroso, o Pai espontâneo, o Deus que todos os povos antigos cultuavam.
Com o tempo, aconteceu que a Astrologia-Astronomia dividiu-se em duas coisas, fazendo originar a “Astronomia” como Ciência apartada da Astrologia como magia e superstição. 


Os cientistas Galileu Galilei e Johannes Kepler contribuíram muito para que tal fato ocorresse, fazendo com que a partir do século XVI a Astronomia florescesse como Ciência. Mas a Astrologia sozinha, também seguiu o seu caminho, mas como uma pretensa Ciência de predizer o futuro pela influência dos astros, como simples “crendice popular”, um campo muito bem-vindo para os místicos das diversas civilizações. Mas a Astrologia ainda se popularizou enormemente a partir de 1890, quando o inglês Alan Leo fundou a revista The Astrologer’s Magazine e trouxe até as massas a novidade dos “horóscopos”.
A cruz do Zodíaco representou para os astrólogos pioneiros, a matéria e o plano físico da existência. Por isso, esta cruz isósceles é também chamada misticamente de “cruz da matéria”. O círculo, que é a representação da abóbada celeste, ou céu visível, representou toda a matéria visível. Em outras palavras, a cruz da matéria representa no esoterismo a totalidade do Cosmos, sendo a totalidade de energia no Cosmos, e como tal, eterno e infinito. E o “círculo” ficou associado à “eternidade”. Na religião antiga daquelas civilizações acreditava-se, que estas qualidades do Cosmos, também os possuíam o espírito do ser humano, e então, o espírito passou a ser representado pelo círculo, sem começo e sem fim. Os criadores da cruz solar e do desenho do Zodíaco, viam nestes a representação do céu e de seu mundo. Em outras palavras, a representação de seu próprio plano de existência, ou seja, o plano físico, o plano da matéria.


A cruz celta também composta de duas barras simples de igual tamanho, e envolta por um círculo, era chamada pelos celtas de “eixo do mundo”. Para eles, a barra vertical representava o mundo celestial, e a barra horizontal o mundo material. O ponto de encontro das duas barras lhes indicava a “unidade do todo”, que possuía um “halo de unificação” da eternidade representada pelo círculo.
Platão em sua Obra Timeu, afirmou que o mundo “é esférico e circular”. Que Deus o fez segundo essa forma, “sendo as distâncias em toda parte iguais, desde o centro até as extremidades. Dentre todas as figuras [o Círculo] é a mais perfeita e a mais constantemente igual a si mesma [...]”. E: “[...] Formou assim um céu circular, céu único, solidário, capaz, por sua virtude própria, de permanecer em si mesmo, sem necessitar de nada mais, porém conhecendo-se e amando a si mesmo suficientemente”.
E a religião se desenvolveu paralelamente às descobertas que os homens faziam. Por isso, muitos cultos antigos eram “cultos astrológicos”. Isso tornou-se muito forte na Antiguidade, e a tal ponto, que uma frase de um escrito sagrado hindu chamado Atharva Veda, diz: “Um rei sem astrólogo é como um menino sem pai”. Os próprios imperadores romanos tinham a astrologia como Ciência, por isso também tomavam decisões baseadas em conselhos astrológicos.  
A cruz solar isósceles está presente em gravuras rupestres desde o período Neolítico. Já o primeiro Zodíaco conhecido no mundo é do século I a.E.C., e está desenhado no teto do Templo de Dendera no Egito. Seu formato no entanto, não é o de círculo com a cruz solar que só foi criada mais tarde.


A cruz isósceles também é um símbolo maçom. Na Maçonaria simboliza o “eixo do mundo”, e funciona como uma “ponte” ou “escada” pela qual se chega a Deus, “o Grande Arquiteto”.
As doutrinas do Graal também possuem como símbolo, a cruz isósceles dentro de um círculo. É chamada de “Cruz da Verdade” ou “Cruz do Graal”, e elas explicam:

“A cruz é a forma pela qual a Verdade se expressa. O círculo em torno da cruz significa a Criação, isto é, tudo o que foi criado”.

“Era a Cruz isósceles, isto é, a Cruz com os braços iguais, que sempre foi usada para representar a Verdade que provém de Deus!”

“O sinal do onipotente Criador era uma cruz isósceles rodeada por um círculo ou por um quadrado.”

Fatos que ocorriam no céu, foram desenhados e o desenho gráfico se tornou um símbolo do céu, e este transformou-se depois num símbolo divino. E como era um símbolo do céu, tornou-se um símbolo de Deus. E o Deus no caso era o Sol, o Criador. Este símbolo da cruz isósceles passou a ser parte integrante de várias religiões antigas inicialmente, e, posteriormente, em doutrinas modernas. E foi usada como sinal de poder, pela elite daquelas civilizações que a conheciam. Até a Igreja católica utiliza a cruz isósceles nas vestes do Papa por exemplo (além do crucifixo do suplício), como símbolo divino e santo, como uma herança pagã que a Igreja absorveu. Ela nunca representou a crucificação de Jesus Cristo, mas simboliza para o catolicismo as quatro direções da Terra, querendo significar a propagação do Evangelho nas quatro direções, e também os quatro Evangelistas. Já a cruz solar dentro de um quadrado representa a autoridade temporal da Igreja. Na religião católica, Jesus Cristo passou a ocupar o lugar do Sol.
Antes da Ordem dos Templários e da Ordem dos Hospitalários existirem em Jerusalém, na época das Cruzadas, havia no local próximo às futuras instalações das duas Ordens, a militância dos cônegos da Igreja do Santo Sepulcro. Estes, possuíam como insígnia em seus hábitos, esta cruz de dois braços iguais, chamada por eles de “cruz patriarcal” e também conhecida como “cruz vivificante”, em cor vermelha. Tanto os Templários quanto os Hospitalários, herdaram dos cônegos do Santo Sepulcro esta insígnia, para eles honrosa, daqueles que serviam a Cristo na Terra Santa. Com o tempo, a forma desta cruz sofreu também derivações na própria Ordem dos Templários.
A utilização ou a criação da cruz solar original, mãe de todas as cruzes isósceles, pode então ser resumida do seguinte modo: um desenho humano, feito por “observadores do céu” para simbolizar o que eles avistavam em suas observações, e que se transformou em “Símbolo Divino” e “Objeto Divino”, proveniente do Deus lá do céu, ou seja, o Sol Onipotente. Isso aconteceu quando o símbolo de estudo dos astrólogos-astrônomos passou a ser unificado com a religião e cultuado por ela como um símbolo místico. O desenho humano tornou-se um “símbolo divino” do Deus-Sol-Criador. 





Infinitas seitas usaram símbolos da cruz solar em seus cultos e altares. Até em Pompeia, foi encontrada a cruz solar pelos arqueólogos que a escavaram, datada de 79 E.C., quando aconteceu sua destruição pelo vulcão Vesúvio.
Por possuir registros de fatos simbólicos ocorridos no céu, que era tido como o “Reino celeste do Deus-Sol”, a cruz solar se tornou a “Verdade divina expressa”. Um sinal divino da Verdade de Deus. A Verdade é a cruz e a cruz é a Verdade. Assim ficou nas crenças religiosas.




Com relação às Constelações, originalmente eram em número de doze. Eram utilizadas como referência do céu, mesmo por Isaac Newton, até que em 1922, Instituições mundiais se juntaram e elaboraram mais Constelações, levando-se em conta os dois Hemisférios da Terra. Tal ação mundial foi movida pela necessidade de um mapa mais detalhado do céu noturno, para maiores e melhores pontos de referência para pesquisas, trabalhos científicos, rastreamento, locomoção, etc. Chegou-se então a um número surpreendente de “oitenta” Constelações referenciais. Estas, atualmente, são utilizadas como parâmetros de estudos da Ciência no mundo todo.



Vito Marino




  



____________________
REFERÊNCIAS:
―QUEIROZ, Álvaro de. A Geometria Maçônica. São Paulo, SP: Madras Editora Ltda., 2010.
SASS, Roselis von. Atlântida. Princípio e fim da grande tragédia, 6ª edição. Embu, SP: Editado pela Ordem do Graal na Terra, 1997.









OUTRAS FIGURAS DE CRUZES SOLARES DESENVOLVIDAS COM O PASSAR DO TEMPO:







               








Detalhe aqui: aparece a cruz solar atrás
 da cabeça do Cristo na cruz (crucifixo)







4 comentários:

  1. Vito Marino, parabéns pelo conhecimento e pela ótima reportagem. Cheguei ao seu Blog devido a uma investigação que estou fazendo com relação a um logotipo: Ele tem 4 circulos; um sobre o outro. Sendo que, o circulo maior não possui a cruz isósceles. Já os outros três circulos um menor do que o outro, possuem a cruz isosceles. E dentro deste logotipo, bem no centro dos circulos está a figura de três homens de mãos dadas. Até o presente momento, desconfio que, os três circulos com a cruz isosceles significam a crença de cada um dos três homens no deus Sol, e que esses homens são marçons; que estão de mãos dadas porque pelo que andei pesquisando só três marçons juntos de mãos dadas podem pronunciar o nome do deus da marçonaria que é: jabulon que é a combinação de Jeová, baal e osires. Esta explicação está na altura dos 27 minutos em diante deste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=drzbbYrKtq4 e este é o logotipo ao qual me refiro (é de uma igreja evangelica): https://plus.google.com/photos/109900936878334897996/albums?banner=pwa&gpsrc=pwrd1#photos/109900936878334897996/albums/5979012457293075953 Gostaria da sua opinião sobre este meu raciocivio. O por quê de tudo isso: Tenho uma filha que pertence a essa igreja e como todo pai, a amo muito.. E me preocupo muito com ela. Obrigado e mais uma vez parabéns pelo blog. Ha! um detalhe importante: Quem comanda essa igreja são três pastores.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Ronaldo. Desculpe-me por não ter te respondido anteriormente. Não me foi possível.
    O vídeo que você se refere não está mais no ar, portanto não consegui assistí-lo. Com relação ao símbolo dos 4 círculos do qual você se refere, também não consegui visualizá-lo no endereço que você mandou do google. Tentei várias vezes mas não abre nada...
    O que posso lhe dizer sobre iso, pelo que você me disse, é que suas conclusões parecem certas sobre o significado desse símbolo.
    Mas o que acho interessante para sua filha, dentro de sua preocupação como pai, é que você presenteie ela com um livro que pode ampliar muito os horizontes reflexivos dela com relação as crenças que ela pratica. Chama-se "O que Jesus disse? O que Jesus não disse?, do autor americano Bart D. Ehrman. Você encontra ele nas principais livrarias ou pela internet. Tudo de bom...

    ResponderExcluir
  3. http://www.conhecimento-espiritual.net.br/

    ResponderExcluir
  4. https://plus.google.com/100633135100719510399/posts/YpSLyfceixh

    ResponderExcluir