Um Mundo de Novas Descobertas

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A Cruz de Nefertiti




O Egito possui uma longa tradição simbólica. Um de seus mais famosos símbolos é a cruz “ansata”, também chamada de “cruz ankh” e “cruz da vida”.
O faraó Akhenaton (XVIII Dinastia) e sua esposa Nefertiti colocaram a cruz da vida em vários entalhes e pinturas de sua época, enfatizando a luz da vida que vem do sol, o Áton, o Deus Único do Céu. Esta cruz também era conhecida como símbolo da vida eterna e os egípcios a usavam para indicar a vida após a morte, dentro de suas crenças.



Por causa da eleição do Deus Áton, como Deus principal dos egípcios dali em diante, o faraó Akhenaton é conhecido como “o faraó revolucionário e herético”. Ele derrubou a religião politeísta de então, tirou o monopólio religioso dos sacerdotes amonistas de Tebas (Luxor) que dominavam o Egito e os faraós, e construiu uma nova capital para o novo Deus supremo: Akhetaton ("o horizonte de Áton"). Ela foi construída em um lugar escolhido pelo faraó no deserto, entre Tebas e Mênfis (há 400 km de Tebas), às margens do Nilo, local hoje chamado de Tell-El-Amarna.
Akhenaton e Nefertiti se proclamaram "Deuses vivos" e as pessoas somente podiam ter acesso a Áton adorando o casal real, pois somente o casal real tinha acesso direto ao Deus. Tal fato, Akhenaton proclamara por decreto real.

Mas os sacerdotes tebanos com seus revoltosos adeptos de Amon, se vingaram, e após a morte de Akhetaton, destruíram sua cidade e os templos de Áton no Egito, deixando tudo em ruínas.
Com o passar do tempo, os faraós seguintes foram utilizando as fartas pedras destruídas da cidade de Akhenaton como base em suas próprias construções novas em Tebas. Nas ruínas atuais destas construções posteriores, podem ser vistas as pedras esculpidas e ali amontoadas, que foram trazidas da cidade de Aton, e que mostram nitidamente a cruz da vida de Nefertiti e sua bela figura, além de Akhenaton e outros símbolos.


A cruz egípcia da vida cultuada por Nefertiti, é um símbolo até hoje conhecido e utilizado, como lembrança e herança de uma época há muito passada...


Hieróglifos de Amarna (Akhetaton) com Cruzes da Vida

Akhenaton e Nefertiti com Aton e Cruzes da Vida

Nefertiti e Cruzes da Vida

idem

Akhenaton e Nefertiti, o casal solar

idem

O casal real numa cena íntima

Akhenaton em duas representações da época


A Serpente Real e a Cruz da Vida dentro do Sol (Deus Áton)

idem estilizado



Vito Marino 




A Cruz da Vida também pode ser vista nos tesouros do príncipe herdeiro de Akhenaton, o famoso Tutâncamon, encontrados em seu túmulo no Vale dos Reis. Observe com bastante atenção os detalhes das peças do tesouro dele abaixo que também possuem o disco solar, o besouro, o olho divino (Hórus) e a serpente faraônica:

deitadas ao lado do olho de Hórus

no centro do anel

dentro do arco do faraó, próximo ao rabo do leão e no hieróglifo central à direita

na mão esquerda das figuras




-para saber mais sobre Nefertiti e Akhenaton acesse:




Nenhum comentário:

Postar um comentário